Apresentação

As redes de comunicação, especialmente a Internet, encontram-se no coração das soluções tecnológicas de acesso, transporte, processamento e armazenamento das informações. Por tal razão, as áreas de engenharia de redes e de telecomunicações do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB/ENE) vêm realizando pesquisas e transferência de tecnologias nos domínios de aplicação e de gestão de tecnologias da informação e das comunicações, contemplando o subdomínio da tomada de decisão.

A questão da tomada de decisão, intermediada por tecnologias da informação, representa um promissor campo de estudo, buscando a elaboração de modelos e elementos formais que sejam objeto de prática demonstrável de forma experimental. Por outro lado, embora tenha grande potencial de emprego no ambiente de trabalho do profissional de tecnologias da informação e das comunicações, essa classe de tecnologias ainda não é objeto de um ensino sistemático durante a formação inicial desse profissional.

Tal situação motivou a implantação de um Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão que permita atender à necessidade de formação de profissionais para o mercado, bem como viabilizar um ambiente de pesquisa nesse domínio. Tal laboratório constituirá assim um ambiente de inovação e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, com foco na melhoria da competitividade do setor empresarial e atendimento às demandas do governo e da sociedade.

O laboratório LATITUDE foi implantado durante o ano de 2010, inaugurando uma nova fase na colaboração entre a UnB e a Dell, que começou em 2005 e no período 2005-2009 se concretizou com a realização de 3 projetos utilizando recursos da Lei de Informática, no contexto do Acordo de cooperação existente entre a FUB e a Dell.

Com o apoio da Dell, empregando recursos da Lei de Informática, o LATITUDE foi implantado com plataformas computacionais de alta capacidade de processamento e ambientes de software de business intelligence, modelagem e suporte a processos organizacionais e arquitetura de sistemas orientados a serviço. Essa infra-estrutura serviu em primeiro lugar ao desenvolvimento de sistemas de BI em cooperação com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, especificamente para as Secretarias do Orçamento Federal (SOF), do Patrimônio da União (SPU) e de Recursos Humanos (SRH), com apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) daquele Ministério.